CONVIDADOS

Mírian dos Santos

Baiana, natural de Riacho de Santana, e reside em Mariana desde 2022, quando veio cursar Jornalismo, na UFOP. Mulher preta, bissexual, filha de professora de educação infantil e lavrador, tem 20 anos. Das muitas artes que produz, escreve roteiros, poesias, apresenta alguns programas, reclama sobre a vida e de vez em quando, também atua. Além disso, acredita veemente na força da palavra como uma das ferramentas de libertação do povo preto!

whatsapp_image_2023-10-03_at_16.23.50

 

Ângela Xavier 

Ângela Xavier é bacharel e licenciada em História pela PUC-MG, pós-graduada pela UFOP , especialista em Restauração e Conservação de Bens Móveis Culturais, pelo CECOR, UFMG. É também contadora de histórias e ceramista. Em 2007 publicou seu primeiro livro “ Tesouros, Fantasmas e Lendas de Ouro Preto”, com segunda edição em 2009 e e reimpressão em  2011 e a terceira em 2021. Em 2011 lançou  “Olhos de Estrela”, livro memória de uma viagem aos Andes nos anos 70. Em 2014 saiu um livro sobre a Associação Empresarial de Pará de Minas, que fazia 50 anos. Em 2018, o livro “3 Primas”, escrito a três mãos pelas minhas primas nascidas em Pará de Minas. Em 2020 saiu o livro juvenil “ A chave do Ouro”, pelas Páginas Editora. Tem página no Youtube “MINAS DE HISTÓRIAS” onde conta histórias e lendas. Pertence à Academia Ouro-Pretana de Letras  e à Academia de Letras de Pará de Minas.

 

angela

Mo Maie

Musicista, escritora, arte educadora e pesquisadora das musicalidades transatlânticas.
Natural de Mariana (MG) e radicada na Bahia desde 2012, suas composições expressam a fusão da diversidade musical afro-pindorâmicas, com sonoridades nômades, africanas e experimentais.

Em 2021 lançou seus primeiros livros - 'Transatlântika, o livro de areia' e 'Tempo, o livro das árvores', dando início à série 'Árvores, memórias e reflorestamentos'.

Artista visual, artesã de instrumentos musicais africanos, é idealizadora da plataforma criativa Djalo Música Nomad, focada em pesquisa, comunicação e arte educação, sob o viés do reflorestamento cultural.

www.momaie.com
www.terreirodegrios.wordprees.com

whatsapp_image_2023-10-03_at_16.23.49

Venúncia Emília Coelho

Doutora em filosofia pela UFMG. Professora de filosofia da Coordenação de Humanidades e Ciências Sociais do IFMG, Campus Ouro Preto. Atuo nas áreas de filosofia, psicanálise e literatura.

whatsapp_image_2023-10-09_at_20.25.26

Nino

Victor Louis Stutz, o Nino, é professor de artes e jornalista. Nasceu em Belo Horizonte, mas vive na histórica Ouro Preto. Tem dez livros publicados, seis para teatro. Com o “Fantasma da Máscara” (2001), Nino foi contemplado com a ‘Menção Altamente Recomendável, Melhor Texto Categoria Teatro’, pela Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil”. A obra passou a integrar também o catálogo do Conselho Internacional sobre Literatura para Jovens (International Board on Books for Young People), IBBY, uma organização com sede em Basel, na Suíça. O “Fantasma da Máscara”, que ganhou os palcos em 2011, levou o prêmio Coca-Cola Femsa de Teatro Infantil, ficando entre as “Melhores montagens do ano” nos rankings das revistas Crescer e Veja.

nino
isaias

Isaias Franco

Mineiro de Campestre- MG, Isaías Gabriel Franco é historiador e poeta. Viveu toda a infância e adolescência no pequeno distrito de São Pedro de Caldas, Caldas – MG. Graduou-se em História e em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto. Especializou-se em Música e interdisciplinaridade pelo Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da UFOP e atualmente reside em Ouro Preto onde cursa doutorado em História. Em 2021, foi um dos contemplados com prêmio Ameopoema de Poesia.


 

Mônica Gama

Mônica Gama é professora de Teoria da Literatura da UFOP e coordenadora executiva do Fórum das Letras. Doutora em Literatura Brasileira pela USP com tese sobre a autorrepresentação de Guimarães Rosa, com publicações sobre o processo de criação desse autor. Editou números das revistas Caletroscópio, Manuscrítica, Criação e Crítica. Atualmente desenvolve pesquisa sobre diários ficcionais.

 

whatsapp_image_2023-10-03_at_16.23.48

Danielle dos Anjos

Atriz, performer, artista visual, produtora cultural e mestra em Artes Cênicas pelo PPGAC-UFOP, desenvolve pesquisa em feminismo negro, interseccionalidade, performance, mulatarização e novas fabulações sobre o corpo negro.

whatsapp_image_2023-10-11_at_19.48.08

Sérgio França

É editor executivo do Grupo Editorial Zit, tendo trabalhado nas editoras Record, Civilização Brasileira, José Olympio, Bertrand, Paz e Terra, Rosa dos Tempos, Verus, Best Seller, Galera, Nova Era e Best Bolso. Por cinco anos, foi coordenador de publicações da FGV Direito Rio e supervisor editorial da Revista de Direito Administrativo (RDA). Doutorando e Mestre no curso de História, Política e Bens Culturais no CPDOC da FGV – além de especialista em Produção do Livro, pela Cátedra da Unesco da Pontifícia Universidade Católica RJ (PUC-RJ).

 

 

 

 

Adriano Nascimento

Professor universitário (Psicologia - UFMG), poeta e editor da Aerográfica.

 

whatsapp_image_2023-10-11_at_02.10.36
mariorosa

Mário Alex Rosa

 

Mário Alex Rosa – Atua como professor de Literatura Brasileira. É autor dos livros: ABC
futebol clube, Ed. Aletria, 2015 (Infantil), Formigas, Cosac Naify, 2013 (Infantil), Ouro Preto –
poemas, Ed. Scriptum, 2012, Via Férrea, Ed. Cosac Naify, 2013, Poemas Pitorescos, Galileu
Edições, 2020 e Casa, Ed. Impressões de Minas, 2020. Têm no prelo dois livros infantis:
Cosmonauta, Ed. Aletria e Formiga, Editora Impressões de Minas.

 

Carlos Melo
 
Nascido em Fortaleza (CE). É poeta; produtor cultural; pesquisador de Filosofia Ubuntu, Decolonialidades e pensamento contra-colonial; idealizador do Projeto Descolonizando Pensamentos; idealizador do Coletivo Reconecta; membro fundador do Sarau da B1; pesquisador do
Rekhet - Núcleo de Pesquisa em Filosofia Antiga Africana - Geru Maa - UFF; produtor cultural; estudante do curso de licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
Poemas publicados em antologias:
- Sarau da B1: com os poetas de lugar nenhum
- Ancestralidades: escritores negros, Belo Horizonte: Venas Abiertas, 2019
- Ruas Descalças: antologia artístico literária, Belo Horizonte: Venas Abiertas, 2021.

 

carlosmelo

Mário Alex Rosa

Autor dos livros Ouro Preto – poemas, Ed. Scriptum, 2012, Via Férrea, Ed. Cosac Naify, 2013, Casa, Ed. Impressões de Minas, 2020,Tipografia Alfabeta (em parceria com Ronald Polito), Tipografia do Zé, 2023, Cosmonauta, Ed. Aletria, 2022 (Infantil).

whatsapp_image_2023-10-11_at_02.10.36222
guiomar

Guiomar de Grammont

Guiomar de Grammont é escritora, dramaturga, professora da Universidade Federal de Ouro Preto e curadora de eventos e exposições literários.  Em seus romances e peças teatrais psicológicos e polifônicos, aborda o desaparecimento de presos políticos e o impacto de tragedias ambientais, como a de Mariana. Foi editora executiva da Record (2012 e 2013) e curadora da homenagem ao Brasil no Salão do Livro de Paris (2015). Foi curadora da FLINKSAMPA, Festa do Conhecimento,  Literatura e Cultura Negra de São Paulo e da exposição La maison de Clarice, sobre a escritora Clarice Lispector. Criou e coordena, desde 2005, o Fórum das Letras de Ouro Preto, em 17a edição em 2022. Doutora em Literatura Brasileira pela USP, publicou, entre outros, o memorial "Os livros na minha vida" (2020), a pesquisa histórica “Aleijadinho e o Aeroplano” (2008), os volumes de contos "Sudário" (2006), “O fruto do vosso ventre” (1994), Prêmio Casa de Las Américas e o romance "Palavras Cruzadas" (2015), Prêmio Nacional de Narrativa do Pen-Clube em 2017, publicado em español, francês e alemão. Na foto ela segura a tradução alemã.

whatsapp_image_2023-10-06_at_00.43.05

Matheus Melo

Professor Associado da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da UFOP. Seus dois últimos livros: Lembrança do presente: ensaios sobre a condição histórica na era da internet (Autêntica, 2022); Updatism and the Understanding of Time and History (Bloomsbury, 2023).

whatsapp_image_2023-10-06_at_00.01.00

Leonardo Sakamoto

Leonardo Sakamoto é jornalista e doutor em Ciência Política pela USP. É professor de Jornalismo na PUC-SP, presidente da ONG Repórter Brasil, comentarista do Jornal da Cultura e colunista de política do UOL. Foi membro do conselho do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão (2014-2020), em Genebra, e Comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro sobre Escravidão Moderna e Tráfico de Seres Humanos (2018-2019). Também foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York. É autor de livros como "Escravidão Contemporânea" (2020).

3242323234234

Maíra Lana é cantora há vinte anos anos e trabalhou com Tim Rescala, Tato Taborda e Claudio Botelho, tendo partilhado o palco com artistas como Luiz Carlos Miele e Teo Lima, entre outros músicos de compositores como Chico Buarque, Ivan Lins e Lenny Andrade.
O premiado Bosco Brasil disse dela que é "uma cantora excepcional, e também uma atriz excepcional".
Pôs o pé na estrada cantando Janis Joplin e, após passar pela bossa, mpb, jazz, blues e flamenco, hoje visita um repertório de origem francesa.

Gustavo Souza iniciou seus estudos de violão no Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernández, em Montes Claros, sua cidade natal, e em 2010 formou-se em música na Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente trabalha como violonista e Professor de violão.

Ricardo Lísias

Escritor, autor de 'O céu dos suicidas', 'Divórcio', 'Uma dor perfeita', entre outros livros. Recebeu os prêmios Portugal Telecom de Literatura Brasileira e o da Associação Paulista de Críticos de Arte de melhor romancista, por 'O céu dos suicidas'. Além de contos e romances, publicou volumes com ensaios sobre política (e arte) e um livro de poesia.

whatsapp_image_2023-10-05_at_23.59.32

Bruno Meyerfeld

32 anos, trabalha desde 2019 como correspondente do cotidiano francês Le Monde no Brasil. Ele já publicou dois livros, inclusive "Cauchemar brésilien" (Editora Grasset, 2022), retrato do mandato e da vida do ex-presidente Jair Bolsonaro.

whatsapp_image_2023-10-05_at_23.58.25

Blima

Jornalista e Engenheira Civil.  Especialista em Semiótica de Imagens. Trabalhou dez anos em Tv, com passagens pela Globo e Band Minas. Foi Editora Geral da Revista Encontro e Encontro Gastrô . Atualmente, é colunista do Portal Uai, dos Diários Associados.  Trabalha ainda como Cineasta tendo ganhado dois prêmios: o CINEOP com o filme "Âncoras aos Céus " ; e o Festival de Cinema de Tiradentes, com o filme " Bracher, Pintura & Permanência " . Há cinco anos, Blima começou a escrever crônicas e desde então ganhou o Prêmio Nacional  Sesc de Literatura - Categoria Rubem Braga de  Crônicas; o prêmio da Revista Píncaro de Literatura; e foi menção honrosa como cronista pela Academia Juiz-forana de Letras.

whatsapp_image_2023-10-05_at_23.44.11
whatsapp_image_2023-10-05_at_23.44.11222

Rogério Faria Tavares

Graduado em Direito e Comunicação Social (Jornalismo). É pós-graduado em Marketing e em Gestão de Negócios (MBA Executivo) pela Fundação Dom Cabral. Mestre em Direito, tem o diploma de Estudos Avançados em Direito Internacional e Relações Internacionais pela Universidade Autônoma de Madri. Doutor em Literatura,  presidiu por dois mandatos a Academia Mineira de Letras. Foi secretário adjunto de Comunicação da Prefeitura de Belo Horizonte, supervisor de Relações Públicas da Fiat Chrysler para a América Latina e presidente do BDMG Cultural. É membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, do Instituto dos Advogados Brasileiros e do PEN Clube do Brasil. Entre seus livros, estão: "A noite dos mascarados", "Reflexões sobre o direito e a vida" (organizador), "Entre el poder y el derecho: el Consejo de Seguridad y la Corte Penal Internacional en la situación del Sudán", "Contribuições para a história do Instituto dos Advogados de Minas Gerais", "Contribuições para a história do Instituto dos Advogados Brasileiros", "Contribuições para a história do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro",  "20 contos sobre a pandemia de 2020" (organizador) e "Nos vinte e cinco anos da Comunidade dos países de língua portuguesa - estudos em homenagem a José Aparecido de Oliveira e Ricardo Arnaldo Malheiros Fiuza" (organizador, com Lauro Moreira).

whatsapp_image_2023-10-05_at_23.41.34 Zeka Viola
Bolseiro, bailarino, estilista , paisagista, pizzaiolo, artista plástico, ator, poeta, escritor.
whatsapp_image_2023-10-05_at_23.40.06

Christian Coelho

Nasceu em Belo Horizonte (1988). É poeta e contista, com publicações em diversas antologias literárias. Doutorando em Estudos Literários (UFMG). Vencedor do Concurso Literário Guimarães Rosa (2011). Letrista, ganhador da Mostra Samba Lagoinha (2016). Autor do livro Palavrador (Atafona, 2023).

Rafael Fava Belúzio

Graduado em Letras (UFV), com formação suplementar em Filosofia (UFMG); mestrado sobre Álvares de Azevedo e doutorado sobre Paulo Leminski, ambos em Estudos Literários: Literatura Brasileira (UFMG). Atualmente, é pós-doutorando do CNPq e do PPGL-Ufes. Publicou o  livro de ensaio Uma lira de duas cordas: o ritmo como elemento construtivo da binomia de Lira dos vinte anos (Scriptum, 2015) e organizou os ensaios da obra coletiva "Sou poeta menor, perdoai": Manuel Bandeira pela crítica contemporânea (Alameda, 2023). É autor das plaquetes de poemas Opus 3 (Espectro Editorial, 2017) e Opus 10: ensaio desentranhado (Tipografia do Zé, 2023). Publicou também o livro de crônicas 1929 (Impressões de Minas, 2020). Coordena, junto com Andréa Sirihal Werkema, a Coleção Crítica Contemporânea, na Alameda Editorial.

whatsapp_image_2023-10-05_at_23.34.15

Mariá Dourado

Mariá é da Chapada Diamantina na Bahia e traz em sua música um imaginário mágico desta região, com elementos arquetípicos de texturas vocais, se misturando com influências da música cigana, que é próprio do seu nomadismo musical.
Na apresentação solo, terá no repertório canções autorais da cantora, música do seu primeiro álbum que foi gravado em Ouro Preto, e ainda as novas canções do EP Trançado no Céu. O EP foi gravado no ano de 2021 e teve a direção musical e arranjos elaborados pelo maestro Letieres Leite.

whatsapp_image_2023-10-05_at_16.53.13
foto_divulgacao_od_1_

Alícia Duarte Penna

Nasceu em Belo Horizonte, em 1962. Em 1984, publicou Duo terno e gravata (ed. independente, com Júlio César Vitorino) e, em 2012, Quarenta poemas e dez (Ed. Scriptum).

Integrou as antologias Taquicardias (Ed. duBolso, 1985), Salto de tigre – mini-antologia da poesia contemporânea de Belo Horizonte e Poesia.corpo.cotidiano (ed. PBH, 1993), Pelada Poética: antologia (Ed.Scriptum, 2013) e Pelada Poética 2014 ( Ed. Scriptum, 2014), Entrelinhas, entremontes – versos contemporâneos mineiros (Ed. Quixote + Do, 2020) e As mulheres poetas na literatura brasileira (Ed. Arribaçã, 2021).

É também autora de obras em colaboração com artistas visuais e compositores, entre as quais Pétala Petulância, composição de Eduardo Guimarães Álvares, e Espelho Diário [videoarte e livro, Ed. UFMG/EDUSP/IOSP, 2008], com Rosângela Rennó.

whatsapp_image_2023-10-04_at_22.08.56

Ana Elisa Novais

@anaelisanovais

Nasci em 1978, em Ouro Preto, e vivo em Passagem de Mariana - MG. Sou professora no IFMG – Ouro Preto, onde auto como professora de Língua Portuguesa e suas literaturas, e coordeno projetos de extensão ligados ao enfrentamento à violência de gênero no ambiente acadêmico. Sou formada em Letras (UFOP), mestre e doutora em Linguagem e Tecnologia (UFMG). Pesquiso a figuratividade que emerge na linguagem por meio das experiências digitais. Há quase de vinte anos, acumulo imagens que produzo a partir do cotidiano, e gosto de pensar que coleciono coleções. Meus temas não são arbitrários, e também não são fixos. Não há fronteiras, mas interfaces. Ligados por algum fio ou trama, estão os temas da perda e do abandono, que exploro em histórias de força e de resistência. Uso quase sempre mais de uma imagem para explorar temporalidades, narrativas, intersecções. Meus trabalhos exploram este arquivo-labirinto-biblioteca, dialogando com ele, atualizando-o. Realizei duas exposições individuais: “Te ofereço” - Armazém da Glória - Passagem de Mariana - Mariana/MG (2013) e “O espaço de um instante” - Centro de Memória - Faculdade de Letras - UFMG - Belo Horizonte/MG (2018). “Vicissitude dos lencóis” é meu primeiro fotolivro.

whatsapp_image_2023-10-04_at_22.06.32

Flávio Vignoli

Designer, editor e tipógrafo da Tipografia do Zé com pesquisas sobre as editoras artesanais brasileiras e a memória gráfica em Belo Horizonte

Vargas González, Livia (Caracas-Venezuela, 1977)

Mãe de Aquiles e migrante. Escritora, poeta e professora universitária. Formada em Filosofia e com mestrado em Filosofia pela Universidade Central da Venezuela (UCV), é doutora em História e atualmente realiza estudos de doutorado  em Filosofia na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É ganhadora do 1ro Prêmio de Poesia Ameopoema (Ouro Preto-Brasil, 2021) e autora dos livros Entre libertad e historicidad. Sartre y el compromiso literario (Caracas, 2008), Trânsitos cotidianos: passagens de uma Venezuela convulsa (Rio de Janeiro, 2020) e Fantasmagorias da trama (Ouro Preto, 2021), publicou artigos de pesquisa em revistas acadêmicas latino-americanas e participou de várias antologias poéticas. Faz parte da coletiva poética venezuelana Querencias & Saudades.

E-mail: livia.v.academia@gmail.com

Insta: @liviavargasgonzalez

whatsapp_image_2023-10-04_at_22.02.00

Yasmin Franca

Graduada em Letras pela UFMG e mestre em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela mesma universidade, com dissertação sobre o escritor Juliano Garcia Pessanha. Atualmente faz doutorado em Teoria, História e Literatura Comparada na UERJ, com tese sobre a lírica contemporânea, sob orientação do professor Nabil Araújo.  Publicou poemas na revista HH Magazine e na coletânea Tertúlia, e foi finalista do OFFFlip, 2020 Poesia.  Mora em Ouro Preto; e “Jusante” é seu primeiro livro de poemas.

whatsapp_image_2023-10-04_at_22.01.03

Líria Porto

de Araguari, MG, reside em Araxá.
livros - borboleta desfolhada , de lua (publicados em portugal) asa de passarinho, garimpo - finalista do prêmio jabuti – poesia – 2015 (editora lê); cadela prateada (editora penalux); olho nu (editora patuá); nem cai nem haicai (imagística encadernadora);  quem tem pena de passarinho é passarinho (editora peirópolis) sem pecado não tem salvação (editora miguilim). participou de algumas antologias, entre elas dedo de moça e da coleção “leve um livro” com para compensar a força bruta. é autora do blogue tanto mar, tem publicações em jornais, revistas e sites.

whatsapp_image_2023-10-04_at_22.00.35

Junia Paixão

Poeta, escritora e professora. Tem 11 livros de poemas publicados. Seus mais recentes trabalhos são Caderno de anotar motivos (Penalux, 2022) ,o infantojuvenil A menina que inventou o pôr do sol ( Caravana Editorial, 2023) e Travessia ( Editora Libertinagem, 2023) Tem textos em diversas antologias e revistas Literárias. Organiza a Festa Literária de Carmo da Mata, o projeto Flicar conversando e coorganiza o programa Rosas Literárias, sobre literatura de autoria feminina.

whatsapp_image_2023-10-04_at_22.00.34
whatsapp_image_2023-10-04_at_21.52.51

Viviane Maia

Mestra em Literaturas de Língua Portuguesa pela PUC Minas; graduada em Letras pela UFMG; integrante do Grupo do Grupo de pesquisa DA RUA: sujeitos e objetos, criado e coordenado pela professora Dra. Ivete Lara Camargos Walty; integrante da equipe da Gerência das Relações Étnico-raciais, da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte.
Entre suas publicações está o capítulo Polifonias do Novo Mundo: América do Sul (Editora Tinta da China, Universidade de Lisboa, 2020); em parceria com Graça Graúna, o artigo A palavra habitada: A enunciação narrativa de um xamã em A queda do céu (Revista da UFJF, 2020) e Peau et image: traversées et frontières d'un chaman Yanomami (Revista da Faculdade de Letras - Paris III - Sorbonne - 2023, no prelo).

whatsapp_image_2023-10-04_at_21.52.50 Ivete Lara Camargos Walty
Doutora em Literatura Comparada e Teoria Literária pela USP, com pós-doutourado na
Universidade de Ottawa, Canadá; professora aposentada da PUC Minas e da UFMG;
pesquisadora nível 1 C do CNPq até 2023. Entre suas publicações os livros, A rua da
literatura e a literatura da rua (Editora da UFMG, 2014), em co-autoria com Raquel
Guimarães: Literatura marginal e sua crítica (HUCITEC, 2018) e, em co-autoria com
Jonatas Guimarães: Territorialidades literárias: projetos em diálogo (HUCITEC, no prelo).
whatsapp_image_2023-10-04_at_21.42.17

Clézio Roberto Gonçalves

Professor do Departamento de Letras da UFOP; Pró-reitor Adjunto de Graduação da UFOP, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq; Pós-doutor em Língua e Cultura pela UFBA; Doutor em Linguística pela USP; Mestre em Letras pela UFMG; Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena pela UNINTER; Especialista em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pela UNINTER; Coordenador Geral do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI-UFOP); Presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD-UFOP); membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), da Associação Brasileira de Linguística Aplicada e da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN).

whatsapp_image_2023-10-04_at_20.42.20 Josiley Francisco de Souza
É professor da Universidade Federal de Minas Gerais, no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). É mestre em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Fez estágio de pós-doutorado no Instituto Caro y Cuervo, em Bogotá, na Colômbia (2018-2019). Desenvolve pesquisas com enfoque em expressões poéticas da voz e tradições orais. É contador de histórias e, além de se apresentar em eventos e espaços artísticos, ministra cursos e oficinas sobre a arte de narrar histórias. Tem experiência na área de Educação e Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: oralidade, literatura, performance, memória e educação indígena.

Sônia Queiroz

Poeta, editora e professora aposentada da Faculdade de Letras da UFMG, onde atua (hoje como voluntária) na área de edição e na área cultural, tendo coordenado o Centro de Memória da Faculdade de Letras de 2017 a 2019, dirigido a Ação Cultural da UFMG de 2012 a 2014, o Centro Cultural UFMG de 2010 a 2011, e a Editora UFMG de 1986 a 1995. Desde 1983, como professora da Faculdade de Letras da UFMG, atuou com oficinas de criação de textos de vários gêneros, incluindo a poesia e o conto, oral e escrito. Destacam-se seus livros de poesia O sacro ofício,
Prêmio Cidade de Belo Horizonte 1980, e Relações cordiais, publicado em 1987, na Coleção Poesia Orbital, edição comemorativa do Centenário de Belo Horizonte, e mais recentemente, Signos, composto e impresso em tipografia, com tiragem limitada.
Licenciada e Mestre em Letras pela UFMG e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, desde o início dos anos 1980 vem se dedicando à pesquisa sobre remanescentes de línguas africanas em Minas Gerais, tendo publicado, pela Editora UFMG, os livros Pé preto no barro branco: a língua dos negros da Tabatinga (1998) e
Palavra banto em Minas (2019), ambos de acesso livre em e-book. Em 2018 desenvolveu pesquisa sobre a poesia de autores negros na Colômbia, que resultou na antologia bilíngue Poesia afrocolombiana, recém-lançada pela mesma editora.

whatsapp_image_2023-10-04_at_20.38.16

Daniela Martins Laubé

Poeta e psicanalista, pós-graduanda em Psicanálise com Crianças e Adolescentes pelo Instituto Espe, Formada em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo com LLM em Direito Empresarial pela FGV, especialista em Direito Público pela FEMPMG e em Mediação, Conciliação e Arbitragem pelo IDDE

hatsapp_image_2023-10-04_at_20.25.01

Simone Andrade Neves

Nasceu em Belo Horizonte no ano de 1974. Viveu infância e adolescência em Dionísio, MG. É autora dos livros O coração como engrenagem, edição da autora em 1994; Corpos em Marcha (2015), (publicado no Brasil pela Editora Scriptum e na Itália pela Edizioni Kolibris; Missa do Envio – Bandeira do Divino (2017, Ed. Casa Impressora de Almeria); Terrário, 2021, Selo Demônio Negro (SP) e “Para dentro” editado pelo Selo Cobalto Livros, lançado neste 2023. Seus poemas foram publicados em diversos periódicos no Brasil e em Portugal; e traduzida e publicada em periódicos de literatura dos Estados Unidos, Peru, Venezuela e Argentina. Mora em São Bartolomeu, Ouro Preto, MG.

whatsapp_image_2023-10-04_at_20.06.06

Denilson de Cássio Silva

Doutor em História pela UFMG. Professor do Departamento de História do CEFET MG.

whatsapp_image_2023-10-04_at_20.01.24

Breno Fonseca

Doutorando em Estudos de Linguagens (CEFET-MG) e Mestre em Estudos Literários (UFMG).

whatsapp_image_2023-10-04_at_20.00.15

Luciene Guimarães de Oliveira

Tradutora, doutora em Littérature et arts de la scène et de l'écran (ULaval - Canadá) e atualmente realiza pós-doc pelo Promel UFSJ- CAPES. É também coordenadora da Coleção Marguerite Duras, (Relicário Edições)

whatsapp_image_2023-10-04_at_19.56.45
whatsapp_image_2023-10-04_at_19.52.22

Nádia Battella Gotlib

Professora (livre-docente) aposentada de Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo, atuou em várias universidades do Brasil e do exterior (como junto à Universidade de Oxford e Universidade de Buenos Aires). Publicou dezenas de artigos e ensaios. Orientou vários alunos em nível de pós-graduação. Foi coordenadora do Grupo de Trabalho A mulher na Literatura (Anpoll) e membro do Comitê Assessor de Letras e Linguística do Cnpq. Publicou 11 livros, entre eles, dois livros sobre Clarice Lispector: Clarice, uma vida que se conta. (1a.  ed. 1995) 7a ed. rev. e aum. São Paulo: Edusp, 2013; Clarice Fotobiografia. (1a. ed. 2008) 3a ed. rev. e aum. São Paulo: Edusp/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2014 – ambos traduzidos para o espanhol, respectivamente, na Argentina (Buenos Aires, 2007) e no México (Cidade do México, 2015).

whatsapp_image_2023-10-04_at_19.47.59

Roberta Froes

Mãe de dois meninos pretos. Possui graduação, mestrado e doutorado em Química pela UFMG, Pós-doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais também pela UFMG. É professora associada e pesquisadora da UFOP. Atual diretora do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da UFOP (Gestão 2021-2025).

Maurizio Manzo

Existiu um pintor holandês que levava consigo uma pequena caixa de madeira. Nela, várias linhas coloridas, recortes de novelos, e com esses fios ele conseguia fazer a composição de cores antes de começar a pintar. Esse mesmo pintor disse uma vez: no momento, meu espírito está inteiramente tomado pelas leis das cores. Ah! se elas tivessem sido ensinadas em nossa juventude! O nome dele era Van Gogh. Um poeta, né?! Então vamos lá, pegar lápis de cor ou tinta para explorar as cores tão mágicas! Bom, e um pouco sobre mim, adoro chocolate, também gosto de caminhar pelas ladeiras da cidade antiga de Ouro Preto e, claro, desenhar entre uma xícara de café ou um bom chá!

whatsapp_image_2023-10-03_at_16.15.56

Isaías Gabriel Franco

Nasceu em 1995, em Campestre, Minas Gerais. Passou toda a infância em São Pedro de Caldas, município de Caldas. É poeta, graduado em História e Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto, com mestrado em História. É autor de Poeminhas de Arruar (2021), Poemas Limpos de Amor(2022) e de Pedra Viva(2023)

whatsapp_image_2023-10-03_at_15.57.53

Luiz Walter Furtado

 

Nasceu em Belo Horizonte em 1957 e vive em Ouro Preto desde 1991. Formou-se em medicina pela UFMG e foi pediatra por 35 anos.

 

A poesia veio mais tarde, como um pássaro pousado nos umbrais: solar e noturna, livre e cativa, prêmio e castigo.

 

Publicou três livros: Revelações (Penalux, 2016), Assédio das águas (Páginas Editora, 2017) e Conjugação de silêncios (Páginas Editora, 2019). Tem poemas em várias revistas digitais e um quarto livro a ser publicado.

whatsapp_image_2023-10-03_at_15.56.21
whatsapp_image_2023-10-03_at_15.54.04

Juliano Ozga

Editora AERE RET (https://editora-aere-ret.negocio.site/)

Escritor e Editor Independente. 13 livros autorais, traduções em 3 idiomas. Mestre em Filosofia da Arte UFOP.
Editor da EDITORA AERE RET, que é uma criação baseada em um sonho com as palavras AERE= honra e RET= direito, ou seja, Editora Honra Direito o LIVRO como Alimento da Alma.
Nossa missão é Honrar Direito o Livro como Alimento da Alma do Povo, tornando-os membros do "Povo do Livro".

whatsapp_image_2023-10-03_at_15.49.33

Adriana Versiani dos Anjos

(1963, Ouro Preto/MG), é poeta e artista visual.
Publicou “A Física dos Beatles” (2005), “Conto dos dias” (2007), “Livro de
papel” (2009), “A lâmina que matou meu pai” (2012), “Diário de A” (2013), “Três
Pedras” (2014), “Arqueologia da Calçada” e “Farmacopeuma” (2018), “Não me
olhe com esses olhos de quem viu um Lobisomem” (2022), “Na sala do piano
com Eulália” (2023), Jardim de Tanka (2023) e o do livro infantil “Um bicho,dois
gravetos quatro pingos” (2020).
Integrou o Grupo Dazibao (Divinópolis/ Belo Horizonte); foi co-organizadora da
Coleção “Poesia Orbital” (1997, produzida comemorações dos 100 anos de
Belo Horizonte) e do jornal “Inferno”. Foi também editora do jornal “Dezfaces” e
fez parte do conselho editorial da revista de literatura “Ato”.
Participou da exposição de artes visuais do Coletivo DIDOIS “Bastidores e as
Histórias que nos contam as garrafas”, realizada

Marcos Roberto do Nascimento

Possui doutorado em Estudos de Linguagens pelo POSLING/CEFET-MG, mestrado em Demografia pelo CEDEPLAR/UFMG, graduação em Ciências Sociais pela FAFICH/UFMG. Atua como professor Adjunto IV na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Pesquisou os seguintes temas: envelhecimento populacional; gênero, família e sociabilidade; masculinidade e saúde; participação política e juventude, mercado editorial. Dedica-se também à literatura infantojuvenil, como autor e editor, tendo publicado 7 títulos que discutem temas como diversidade, pluralidade, inclusão e cultura popular brasileira. Participa do grupo de pesquisa Leitura Literária, Edição, Mediação e Ensino (LLEME). É editor da MRN Editora.

234423432432

Fabíola Farias

Graduada em Letras, mestre e doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, com pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Foi Diretora de Ações de Incentivo à Leitura da Superintendência de Bibliotecas Públicas / Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (2007-2010) e Gerente de Coordenação de Bibliotecas e Promoção da Leitura da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte (2010-2018). Desde 2010 é leitora-votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre a história da leitura das crianças em Belo Horizonte, em estágio pós-doutoral no Cefet-MG.

4464656656

Vívian Stefanne Soares Silva

Doutoranda em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG, Mestra em Estudos de Linguagens (2020) e Bacharel em Letras - Tecnologias da Edição (2016) pela mesma instituição de ensino. É pesquisadora, professora, editora de livros infantis e revisora. Integra o grupo de pesquisa Leitura Literária, Edição, Mediação e Ensino (LLEME/CEFET-MG) e o grupo Mulheres na Edição (CEFET-MG). Desenvolve pesquisas nas áreas de edição, biografias, literatura para crianças, representatividade negra e correlatos.

645446564

Hércules Tolêdo Corrêa

Doutor em Educação, mestre em Letras: Estudos Linguísticos e graduado em Letras/Português pela UFMG. Realizou estudos de pós-doutorado na Universidade do Minho, em Braga, Portugal e na York University, em Toronto, Canadá. Professor Associado do Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD da Universidade Federal de Ouro Preto. Líder do grupo de pesquisa MULTDICS - Multiletramentos e usos das TDIC na Educação, tem se dedicado principalmente às pesquisas sobre os letramentos literário e digital.

565647647

Ivanete Bernardino Soares

Professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto (DELET/UFOP), onde atua especialmente com disciplinas relacionadas à educação literária. Vem desenvolvendo pesquisas sobre formação do leitor, literatura infantil e juvenil, livro ilustrado, cadeia do livro, políticas públicas de promoção do livro e da leitura, processos de curadoria e premiação do livro literário e outros temas afins.

6776467676

Mônica Correia Baptista

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG), onde é pesquisadora do CEALE - Centro de Alfabetização Leitura e Escrita e do NEPEI - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infâncias e Educação Infantil da FAE/UFMG. Líder do grupo de pesquisa Leitura e Escrita na Primeira Infância - LEPI (CNPq). Coordenadora do Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil (MEC/UFMG/UNIRIO/UFRJ). Atua, prioritariamente, em temas relacionados às práticas pedagógicas de leitura e escrita junto a crianças de zero a seis anos; formação de professores; políticas públicas e Educação; alfabetização, leitura e escrita; currículo e Educação Infantil.

455366543
whatsapp_image_2023-10-09_at_21.35.08

Rita Lages

Professora Adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto. Doutora em Educação (UFMG, 2013). Doutorado sanduíche pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires (UBA, 2011). Mestre em Educação (UFMG, 2007). Graduação em Letras e Pedagogia. Tem experiência nas áreas: Letras, Educação, Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas, Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas,  Didáticas e Práticas de Ensino. Como pesquisadora, atua nos seguintes temas: História do Ensino da Língua Portuguesa e suas literaturas; Línguas Estrangeiras no Brasil; História da Leitura e da Escrita; História das Práticas de Ensino; História do Currículo e das Disciplinas Escolares. Na literatura publicou: Palavras Brincantes, poesias para crianças (Cora Editora, 2017); Rescaldo, poesia, I Coleção Mulherio das Letras (2019), Coleção finalista do Prêmio Jabuti 2020.
Publicou poesias em antologias e em revistas especializadas no gênero

whatsapp_image_2023-10-10_at_09.36.05

Maria Rita Drumond Viana

Maria Rita é professora de literatura no Departamento de Letras e atua no Posletras/UFOP desde 2021. Atuou no Departamento de Lingua e Literatura Estrangeiras da UFSC entre 2015 e 2021 e continua atuando nos Programas de Pós-graduação em Inglês e em Estudos da Tradução da UFSC. É membro do Conselho Consultivo da Red Latino-Americana de Cultura Gráfica, vice-presidente da International Yeats Society, e compõe a diretoria da Associação Brasileira de Estudos Irlandeses e a International Woolf Society.

Priscilla Duarte 

Atriz, produtora e co-diretora artística do Teatro Diadokai (desde 1996) além de
preparadora de atores, figurinista, professora e pesquisadora. É doutora (2019) e mestra (2014) em Artes pela
EBA/UFMG, e bacharel em Artes Cênicas (1987) pela UNIRIO. Foi atriz (1989 a1994), colaboradora e
pedagoga teatral (2003 a 2007) do Teatro Tascabile di Bergamo (Itália), além de professora substituta nas
áreas Expressão corporal e Expressão vocal na UFOP (2010 a 2012/2019 a 2021). Com o Teatro Diadokai
realizou dezenas de espetáculos no Brasil, além de Itália, Alemanha e Portugal (co-produção do Teatro
Tascabile di Bergamo). O grupo desenvolve também oficinas sobre a arte da atuação.

whatsapp_image_2023-10-10_at_11.03.09

Ricardo Gomes

Ator, diretor, pedagogo e pesquisador das Artes Performativas, é co-diretor do Teatro Diadokai desde 1996. Doutor pela Universidade “La Sapienza” de Roma (2007), realizou pós-doutorado na UFMG (2016-2017), com pesquisa de campo na Itália, Dinamarca e Índia. De 1989 a 1994 e de 2003 a 2007, trabalha como ator, diretor, pesquisador e pedagogo no Teatro Tascabile di Bergamo (Itália). É professor associado do DEART-PPGAC/IFAC da Universidade Federal de Ouro Preto (MG), onde coordena o Laboratório de Yoga da Atuação.

whatsapp_image_2023-10-10_at_14.10.11