CONVIDADOS

Carlos Barroso

Carlos Barroso, poeta, artista plástico e jornalista (UFMG).
Do grupo fundador da revista CemFlores. Publicou livros-objeto, entre eles “CunilínguaPátria” (2017).
Participou de mostras de arte — a última foi “Deslocamento” (Assembleia Legislativa/2022).
Repórter político, preside a Casa de Jornalista.

carlos

Emílio Maciel

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e pós-doutorado em Literatura Brasileira pela ''Sapienza" Universidade de Roma. É professor associado no Departamento de Letras da UFOP.

 

emilio

Mo Maie

Musicista, escritora, arte educadora e pesquisadora das musicalidades transatlânticas.
Natural de Mariana (MG) e radicada na Bahia desde 2012, suas composições expressam a fusão da diversidade musical afro-pindorâmicas, com sonoridades nômades, africanas e experimentais.

Em 2021 lançou seus primeiros livros - 'Transatlântika, o livro de areia' e 'Tempo, o livro das árvores', dando início à série 'Árvores, memórias e reflorestamentos'.

Artista visual, artesã de instrumentos musicais africanos, é idealizadora da plataforma criativa Djalo Música Nomad, focada em pesquisa, comunicação e arte educação, sob o viés do reflorestamento cultural.

www.momaie.com
www.terreirodegrios.wordprees.com

whatsapp_image_2023-10-03_at_16.23.49

Alícia Maria João

médica psiquiatra e poeta.

alicia

Nino

Victor Louis Stutz, o Nino, é professor de artes e jornalista. Nasceu em Belo Horizonte, mas vive na histórica Ouro Preto. Tem dez livros publicados, seis para teatro. Com o “Fantasma da Máscara” (2001), Nino foi contemplado com a ‘Menção Altamente Recomendável, Melhor Texto Categoria Teatro’, pela Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil”. A obra passou a integrar também o catálogo do Conselho Internacional sobre Literatura para Jovens (International Board on Books for Young People), IBBY, uma organização com sede em Basel, na Suíça. O “Fantasma da Máscara”, que ganhou os palcos em 2011, levou o prêmio Coca-Cola Femsa de Teatro Infantil, ficando entre as “Melhores montagens do ano” nos rankings das revistas Crescer e Veja.

nino
isaias

Isaias Franco

Mineiro de Campestre- MG, Isaías Gabriel Franco é historiador e poeta. Viveu toda a infância e adolescência no pequeno distrito de São Pedro de Caldas, Caldas – MG. Graduou-se em História e em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto. Especializou-se em Música e interdisciplinaridade pelo Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da UFOP e atualmente reside em Ouro Preto onde cursa doutorado em História. Em 2021, foi um dos contemplados com prêmio Ameopoema de Poesia.


 

Mônica Gama

Mônica Gama é professora de Teoria da Literatura da UFOP e coordenadora executiva do Fórum das Letras. Doutora em Literatura Brasileira pela USP com tese sobre a autorrepresentação de Guimarães Rosa, com publicações sobre o processo de criação desse autor. Editou números das revistas Caletroscópio, Manuscrítica, Criação e Crítica. Atualmente desenvolve pesquisa sobre diários ficcionais.

 

whatsapp_image_2023-10-03_at_16.23.48

Danielle dos Anjos

Atriz, performer, artista visual, produtora cultural e mestra em Artes Cênicas pelo PPGAC-UFOP, desenvolve pesquisa em feminismo negro, interseccionalidade, performance, mulatarização e novas fabulações sobre o corpo negro.

Vera Casa Nova

Ela possui  graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1968), mestrado em Teoria da literatura(Poética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990),em Semiologia. Estágio de Pós-doutorado pela Ecole des hautes études en sciences sociales,em Antropologia da imagem,supervisionada por Georges Didi Huberman(2003)Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária,Literatura comparada e Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: a escritura e as artes, analise narrativa, analise semiotica, poesia contemporânea e literatura e arte. Foi professora da Faculdade de Letras Da UFMG,atuando no Mestrado e doutorado. Atuou em cursos de graduação e pós-graduação na Fac. Letras da UFMGe na Escola de Belas artes. Foi professora da escola Guignard(UEMG) e do mestrado da FUMEC em Estudos culturais. Pesquisa Poéticas contemporâneas e semiologia da imagem. Há 10 anos tem um programa na Radio UFMG educativa TOQUE DE POESIA. É também poeta e tradutora.

 

 

vera

Duca Leal

Nascida em 1955 em Minas Gerais, foi produtora musical e compositora, com parcerias com Milton Nascimento e Elis Regina. Casada com Márcio Borges, teve uma trajetória ligada à música e à literatura. Nos anos 90, se reinventou como massoterapeuta e bibliotecária escolar. Seu livro Histórias de Outras Esquinas reúne suas memórias e textos.

 

 

 

duca

João Dumans

João Dumans é natural de Ouro Preto, vive e trabalha em Belo Horizonte. É roteirista e diretor de Arábia. Dirigiu o longa As Linhas da Minha Mão, escolhido Melhor Filme na 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes, e os curtas Todo mundo tem sua cachaça e Guilherme Mansur – Obra em desdobra. Trabalhou como roteirista e montador em filmes como Aquele que viu o Abismo, A Vizinhança do Tigre, Sete anos em Maio, A Cidade onde Envelheço e Os Residentes.

joao

Laura Godoy
Laura Godoy é produtora e pesquisadora. Trabalhou com importantes cineastas contemporâneos como João Dumans, Juliana Antunes, Clarissa Campolina, Affonso Uchoa, Marília Rocha, Walter Salles, Cao Guimarães, Gabriel Martins e Maurílio Martins, entre outros. Atualmente produz seu primeiro documentário como diretora, um filme de arquivo sobre a passagem de Orson Welles por Minas Gerais em 1942.
Laura

Mário Alex Rosa

Autor dos livros Ouro Preto – poemas, Ed. Scriptum, 2012, Via Férrea, Ed. Cosac Naify, 2013, Casa, Ed. Impressões de Minas, 2020,Tipografia Alfabeta (em parceria com Ronald Polito), Tipografia do Zé, 2023, Cosmonauta, Ed. Aletria, 2022 (Infantil).

whatsapp_image_2023-10-11_at_02.10.36222
guiomar

Guiomar de Grammont

Guiomar de Grammont é escritora, dramaturga, professora da Universidade Federal de Ouro Preto e curadora de eventos e exposições literários.  Em seus romances e peças teatrais psicológicos e polifônicos, aborda o desaparecimento de presos políticos e o impacto de tragedias ambientais, como a de Mariana. Foi editora executiva da Record (2012 e 2013) e curadora da homenagem ao Brasil no Salão do Livro de Paris (2015). Foi curadora da FLINKSAMPA, Festa do Conhecimento,  Literatura e Cultura Negra de São Paulo e da exposição La maison de Clarice, sobre a escritora Clarice Lispector. Criou e coordena, desde 2005, o Fórum das Letras de Ouro Preto, em 17a edição em 2022. Doutora em Literatura Brasileira pela USP, publicou, entre outros, o memorial "Os livros na minha vida" (2020), a pesquisa histórica “Aleijadinho e o Aeroplano” (2008), os volumes de contos "Sudário" (2006), “O fruto do vosso ventre” (1994), Prêmio Casa de Las Américas e o romance "Palavras Cruzadas" (2015), Prêmio Nacional de Narrativa do Pen-Clube em 2017, publicado em español, francês e alemão. Na foto ela segura a tradução alemã.

Rogério Salgado

Rogério Salgado nasceu em Campos dos Goytacazes/RJ. Reside em Belo Horizonte
desde 1980. Na década de 80 editou a Revista Arte Quintal. Em 1993 criou o projeto
“In/Sacando a Poesia” (Prêmio Capital Nacional-Categoria Poesia-Aracaju/SE, em
1998), que consistia em colocar poemas dentro de saquinhos de embalar pães nas
padarias. Realizou com Virgilene Araújo, entre 2005 e 2014, o Belô Poético Encontro
Nacional de Poesia de Belo Horizonte e o projeto Poesia na Praça Sete, realizado com
os benefícios da Lei Municipal de Incentivo a Cultura de Belo Horizonte. Publicou mais
de 30 livros. Tem trabalhos publicados em jornais do Brasil e do exterior. Em 2025
estará comemorando 50 anos de carreira literária.

rogerio

Carlos Augusto Novais
Natural de João Monlevade/MG, 1958. Poeta, editor e professor da Faculdade de
Educação da UFMG. Participou, em Belo Horizonte, dos grupos/revistas de poesia
Alegria Blues Banda, Aqui Ó, Cemflores Pirata (Edições Cemflores, 1978-1982; 2017),
Dez X Dez (1994-1996), Associação Cultural Pandora (1997-1999). Coorganizador da
coleção Poesia Orbital (1997: 62 livros), da Mostra Poética de Belo Horizonte (1994-
1996: 10 fascículos), Salto de Tigre: miniantologia da poesia contemporânea de Belo
Horizonte (1994), e da Antologia Dezfaces (2008). Coeditor dos jornais Inferno (1998-
1999) e Dezfaces (2006-2011), de poesia e poética experimentais. Livros de poesia:
Pragizélia (1980), A de palavra (1989), Alvo. S. m. (1997), Algo (2022), XXV Órbitas
(2023, em parceria com Mário Alex). Participação em antologias: Salto de Tigre (1994);
O melhor da Poesia Brasileira - Minas Gerais (2002); Dezfaces (2008); Entrelinhas,
Entremontes – versos contemporâneos de Belo Horizonte (2020). CD de poesia (em
parceria): Cacograma, 2001.

carlos

Carlos Versiani dos Anjos

Carlos Versiani dos Anjos é natural e morador de Ouro Preto. Doutor em Estudos Literários pela UFOP; Mestre em História Social pela USP; Bacharel e Licenciado em História pela UFOP. Professor universitário, lecionando, desde 1995, em faculdades privadas e universidades públicas, com vários artigos publicados em revistas científicas. É autor do livro “O Velho Cláudio: inéditos da maturidade de Cláudio Manuel da Costa e das obras literárias Espiral, Espelhos, O Anu, Mulheres e O Túnel: prosa e drama. É autor, ator e diretor teatral, com montagem de vários espetáculos de sua autoria. Atualmente, assina a coluna “Fragmentos”, do Jornal Voz Ativa, onde publica textos e artigos referentes à História, Memória e Cultura de Ouro Preto e Minas Gerais.

carlos

Brenda Mar(que)s Pena

De Belo Horizonte, Minas Gerais. Escritora, jornalista, produtora cultural e musicista. Editora, apresentadora, repórter e produtora da Rede Minas de Televisão. Publicou os livros: Nem Mais Nem Menos em coautoria com Vera Casa Nova - Coleção Poesia Orbital (2024)  Poemaracar (2022), Tsunâmica (2019), Desnaturalizados (2016), Utopias Possíveis (2015), Poesia Sonora: História e Desdobramentos de uma Vanguarda Poética (2009). Organizadora da série Nós da Poesia com 9 volumes publicados. Autora de poemas sonoros, que se desdobram em performances e videopoemas. Doutoranda em Estudos de Linguagens - CEFET-MG. Jornalista graduada e pós-graduada no Centro Universitário de Belo Horizonte, Mestre em Estudos Literários - UFMG. Diretora Fundadora do Instituto Imersão Latina e da AJEB-MG - Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil - Minas Gerais. Coordenadora do projeto Minas Vivas, de protagonismo feminino, integra os coletivos Mulheres Artistas e Escritura Migrante.

brenda

 

Oscar Neves – Um artista em movimento

 

O músico Oscar Neves apresenta um trabalho diversificado, que transita entre a MPB, o samba, a musicalidade mineira e os ritmos regionais. Possibilidades sonoras múltiplas unificadas pelo olhar desse artista que imprime uma identidade marcante e inconfundível a cada uma de suas composições.

 

A carreira foi iniciada ainda na adolescência, gravou quatro CDs somente com músicas autorais e com várias participações importantes. Tem parcerias com Paulinho Pedra Azul, Paulinho Andrade, Jorge Fernando dos Santos, Osias Neves e Márcio Borges.

 

Oscar

 

 
 

 

whatsapp_image_2023-10-05_at_23.41.34 Zeka Viola
Bolseiro, bailarino, estilista , paisagista, pizzaiolo, artista plástico, ator, poeta, escritor.
whatsapp_image_2023-10-05_at_23.40.06

Christian Coelho

Nasceu em Belo Horizonte (1988). É poeta e contista, com publicações em diversas antologias literárias. Doutorando em Estudos Literários (UFMG). Vencedor do Concurso Literário Guimarães Rosa (2011). Letrista, ganhador da Mostra Samba Lagoinha (2016). Autor do livro Palavrador (Atafona, 2023).

 

 

 

 
 

 

 

 

 

 

 

 

Yasmin Franca

Graduada em Letras pela UFMG e mestre em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela mesma universidade, com dissertação sobre o escritor Juliano Garcia Pessanha. Atualmente faz doutorado em Teoria, História e Literatura Comparada na UERJ, com tese sobre a lírica contemporânea, sob orientação do professor Nabil Araújo.  Publicou poemas na revista HH Magazine e na coletânea Tertúlia, e foi finalista do OFFFlip, 2020 Poesia.  Mora em Ouro Preto; e “Jusante” é seu primeiro livro de poemas.

whatsapp_image_2023-10-04_at_22.01.03

 

 

 

 
 

 

   
 

 

   

 

 

 

 

Simone Andrade Neves

Nasceu em Belo Horizonte no ano de 1974. Viveu infância e adolescência em Dionísio, MG. É autora dos livros O coração como engrenagem, edição da autora em 1994; Corpos em Marcha (2015), (publicado no Brasil pela Editora Scriptum e na Itália pela Edizioni Kolibris; Missa do Envio – Bandeira do Divino (2017, Ed. Casa Impressora de Almeria); Terrário, 2021, Selo Demônio Negro (SP) e “Para dentro” editado pelo Selo Cobalto Livros, lançado neste 2023. Seus poemas foram publicados em diversos periódicos no Brasil e em Portugal; e traduzida e publicada em periódicos de literatura dos Estados Unidos, Peru, Venezuela e Argentina. Mora em São Bartolomeu, Ouro Preto, MG.

whatsapp_image_2023-10-04_at_20.06.06

 

 

 

 

 

 
 

 

whatsapp_image_2023-10-04_at_19.47.59

Roberta Froes

Mãe de dois meninos pretos. Possui graduação, mestrado e doutorado em Química pela UFMG, Pós-doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais também pela UFMG. É professora associada e pesquisadora da UFOP. Atual diretora do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da UFOP (Gestão 2021-2025).

 

 

Isaías Gabriel Franco

Nasceu em 1995, em Campestre, Minas Gerais. Passou toda a infância em São Pedro de Caldas, município de Caldas. É poeta, graduado em História e Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto, com mestrado em História. É autor de Poeminhas de Arruar (2021), Poemas Limpos de Amor(2022) e de Pedra Viva(2023)

whatsapp_image_2023-10-03_at_15.57.53

Luiz Walter Furtado

 

Nasceu em Belo Horizonte em 1957 e vive em Ouro Preto desde 1991. Formou-se em medicina pela UFMG e foi pediatra por 35 anos.

 

A poesia veio mais tarde, como um pássaro pousado nos umbrais: solar e noturna, livre e cativa, prêmio e castigo.

 

Publicou três livros: Revelações (Penalux, 2016), Assédio das águas (Páginas Editora, 2017) e Conjugação de silêncios (Páginas Editora, 2019). Tem poemas em várias revistas digitais e um quarto livro a ser publicado.

whatsapp_image_2023-10-03_at_15.56.21
whatsapp_image_2023-10-03_at_15.54.04

Juliano Ozga

Editora AERE RET (https://editora-aere-ret.negocio.site/)

Escritor e Editor Independente. 13 livros autorais, traduções em 3 idiomas. Mestre em Filosofia da Arte UFOP.
Editor da EDITORA AERE RET, que é uma criação baseada em um sonho com as palavras AERE= honra e RET= direito, ou seja, Editora Honra Direito o LIVRO como Alimento da Alma.
Nossa missão é Honrar Direito o Livro como Alimento da Alma do Povo, tornando-os membros do "Povo do Livro".

whatsapp_image_2023-10-03_at_15.49.33

Adriana Versiani dos Anjos

(1963, Ouro Preto/MG), é poeta e artista visual.
Publicou “A Física dos Beatles” (2005), “Conto dos dias” (2007), “Livro de
papel” (2009), “A lâmina que matou meu pai” (2012), “Diário de A” (2013), “Três
Pedras” (2014), “Arqueologia da Calçada” e “Farmacopeuma” (2018), “Não me
olhe com esses olhos de quem viu um Lobisomem” (2022), “Na sala do piano
com Eulália” (2023), Jardim de Tanka (2023) e o do livro infantil “Um bicho,dois
gravetos quatro pingos” (2020).
Integrou o Grupo Dazibao (Divinópolis/ Belo Horizonte); foi co-organizadora da
Coleção “Poesia Orbital” (1997, produzida comemorações dos 100 anos de
Belo Horizonte) e do jornal “Inferno”. Foi também editora do jornal “Dezfaces” e
fez parte do conselho editorial da revista de literatura “Ato”.
Participou da exposição de artes visuais do Coletivo DIDOIS “Bastidores e as
Histórias que nos contam as garrafas”, realizada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
whatsapp_image_2023-10-09_at_21.35.08

Rita Lages

Professora Adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto. Doutora em Educação (UFMG, 2013). Doutorado sanduíche pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires (UBA, 2011). Mestre em Educação (UFMG, 2007). Graduação em Letras e Pedagogia. Tem experiência nas áreas: Letras, Educação, Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas, Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas,  Didáticas e Práticas de Ensino. Como pesquisadora, atua nos seguintes temas: História do Ensino da Língua Portuguesa e suas literaturas; Línguas Estrangeiras no Brasil; História da Leitura e da Escrita; História das Práticas de Ensino; História do Currículo e das Disciplinas Escolares. Na literatura publicou: Palavras Brincantes, poesias para crianças (Cora Editora, 2017); Rescaldo, poesia, I Coleção Mulherio das Letras (2019), Coleção finalista do Prêmio Jabuti 2020.
Publicou poesias em antologias e em revistas especializadas no gênero

whatsapp_image_2023-10-10_at_09.36.05

Maria Rita Drumond Viana

Maria Rita é professora de literatura no Departamento de Letras e atua no Posletras/UFOP desde 2021. Atuou no Departamento de Lingua e Literatura Estrangeiras da UFSC entre 2015 e 2021 e continua atuando nos Programas de Pós-graduação em Inglês e em Estudos da Tradução da UFSC. É membro do Conselho Consultivo da Red Latino-Americana de Cultura Gráfica, vice-presidente da International Yeats Society, e compõe a diretoria da Associação Brasileira de Estudos Irlandeses e a International Woolf Society.