XVII edição do Fórum das Letras: «Mulheridades»

Novembro 19, 2022

A XVII edição do tradicional Forum das Letras, promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto, irá ocorrer de forma híbrida, presencial e «on line»,  de 29 de novembro a 02 de dezembro, com o tema «Mulheridades».

A ampliação das políticas sociais ao longo do tempo, incrementando as condições de vida da população em geral, vem fomentando a melhoria de alguns indicadores sociais das mulheres e grupos LGBts na área de saúde e educação. No entanto, essa melhoria ainda não é suficiente para colocá-los em situação de igualdade de condições em outras esferas, como o mercado de trabalho e os espaços de tomada de decisão. A luta pela garantia dos direitos das mulheres fez nascer o feminismo, movimento social e político que pretende conquistar o acesso a direitos em condições de equidade, entre os gêneros, luta que repercute também nos direitos dos grupos LGBTs.

A expressão desse movimento se deu sobretudo através de obras literárias e ensaísticas. O Forum das Letras 2022 colocará em cena essas vozes que, por muito tempo foram silenciadas e que, hoje, dominam a produção literária da contemporaneidade.